Saiba como controlar o crescimento do tempdb.
É muito bom quando você aumenta seu conhecimento com apenas alguns ajustes aqui e ali e então, você resolve o problema. Recomendo que você faça uma análise nas suas procedures para não obter o mesmo problema que eu tive.
Problema:
Atuando como DBA SQL Server em um cliente recentemente encontrei um caso que envolvia Jobs de ETL. Todos os ETL’s eram tratados por uma procedure que usava tabelas no tempdb para manipulação e inserção dos dados dentro de uma base de dados. O problema era que o tempdb estava crescendo demais e consumindo todo o espaço em disco e os jobs não terminavam.
Solicitar discos estava fora de questão, pois iria de levar muito tempo para instalar uma nova storage que poderia ou não resolver o problema de vez. Além de que até lá sem as operações de ETL’s executando o cliente já teria pirado pois os prejuízos já seriam de milhares de reais.
Solução:
Examinando as procedures eu identifiquei que havia um drop das tabelas existentes no tempdb se elas existissem no começo da procedure, porém não tinha um drop explícito das tabelas no fim da procedure, sugeri que fosse adicionado um drop das tabelas no tempdb no fim de todas as procedures de todos os jobs.
O resultado foi que o tempdb deixou de crescer 170GB para 700MB.
Wesley Mota
Latest posts by Wesley Mota (see all)
- Discover the Adventures of Free Spins at Online Casino Sites - maio 13, 2024