Saiba como descobrir uso de CPU no SQL Server
Olá galera eu gostaria de compartilhar com vocês uma dica para os DBA’s SQL Server iniciantes que é como descobrir o uso de CPU no SQL Server.
Recentemente trabalhei em um caso onde o cliente entrou em contato comigo informando que o consumo de CPU no servidor de banco de dados SQL estava muito alto.
Ao acessar a instância SQL Server dei uma olhada nas consultas em execução e dei uma olhada também nas consultas guardadas no cache do servidor que estavam consumindo muito recurso de CPU.
Não tinha nenhuma consulta consumindo recursos de CPU em ambas as verificações. Então o que seria?
Existem várias formas de verificar o consumo de CPU no servidor, a mais comum é verificar nos processos do servidor e ordenar por uso de CPU.
Isso pode ser visto em Windows, através da ferramenta Task Manager é possível encontrar essa informação.
O que eu quero compartilhar aqui com vocês é um script onde você pode descobrir se o consumo de CPU está no SQL Server diretamente no banco de dados.
-- CPU Usage SQL Server DECLARE @ts_now bigint = (SELECT cpu_ticks/(cpu_ticks/ms_ticks)FROM sys.dm_os_sys_info); SELECT TOP(1000) [record_id], SQLProcessUtilization AS [SQL Server Process CPU Utilization], SystemIdle AS [System Idle Process], 100 - SystemIdle - SQLProcessUtilization AS [Other Process CPU Utilization], DATEADD(ms, -1 * (@ts_now - [timestamp]), GETDATE()) AS [Event Time] FROM ( SELECT record.value('(./Record/@id)[1]', 'int') AS record_id, record.value('(./Record/SchedulerMonitorEvent/SystemHealth/SystemIdle)[1]', 'int') AS [SystemIdle], record.value('(./Record/SchedulerMonitorEvent/SystemHealth/ProcessUtilization)[1]', 'int') AS [SQLProcessUtilization], [timestamp] FROM ( SELECT [timestamp], CONVERT(xml, record) AS [record] FROM sys.dm_os_ring_buffers WHERE ring_buffer_type = N'RING_BUFFER_SCHEDULER_MONITOR' AND record LIKE '%<SystemHealth>%') AS x ) AS y ORDER BY record_id DESC;
Ao executar a consulta acima, vocês terão em resumo um resultado próximo do que está na imagem abaixo:
Coisas que você pode fazer com essas informações:
- Copiar e colar em excel e criar gráficos;
- Executar essa consulta SQL através de sua ferramenta de monitoramento;
- Criar alertas para receber por e-mail, slack ou qualquer ferramenta de sua preferência.
Um grande abraço a todos, espero que gostem da dica.
Está com problemas de performance no seu banco de dados? Entre em contato para solicitar um DBA SQL Server Remoto para sua empresa.
Wesley Mota
Latest posts by Wesley Mota (see all)
- Free Blackjack No Download: Appreciate Blackjack Anytime, Anywhere - novembro 25, 2024