SQL Server Administração

Notificação de falha de job por e-mail no SQL Server.

Notificação de falha de job por e-mail no SQL Server.
Notificação de falha de job por e-mail no SQL Server.

Receba notificação de falha de job por e-mail instantaneamente.

Monitorar quais jobs estão funcionando ou não no SQL Server não é uma tarefa tão fácil como podemos imaginar, existem várias formas que você pode identificar quais jobs não funcionaram, em um dos meus artigos de monitoramento SQL Server você pode identificar que se pode monitorar quantos erros um job obteve durante as últimas 24 horas.

Agora e se você soubesse instantaneamente quando um job desse erro? Não seria legal? Receber todas as informações no seu e-mail para que você possa atuar naquele momento. Se um job de backup der falha você fica sabendo na hora, ou qualquer outro job seja de rotina administrativa de banco de dados ou não, você receberá essa notificação e poderá atuar a respeito.

job-error-email-notificacao_1

Basicamente as informações que vem no e-mail são as mesmas que buscamos no histórico do job quando ele falha, que são:

  • Nome do job.
  • Servidor.
  • Data do erro do job.
  • Passo que deu erro no job.
  • Duração do passo.
  • Status.
  • Erro do SQL Server.
  • Severidade do SQL Server.
  • Mensagem do erro.

Quais mais informações você precisa para atuar em um incidente? Deixe seu comentário, caso queira apresentar alguma melhoria. Podemos discutir sobre o assunto.

Como esse alerta funciona? Em poucas palavras:
Uma trigger na tabela sysjobhistory da base de dados msdb envia um e-mail quando ocorre um erro em qualquer job.

Para instalar esse monitoramento é bem simples. Basta você executar o script que está no download abaixo e alterar na linha 69 o profile e o email que deseja receber o alerta:

 

--Envia email
		EXEC msdb.dbo.sp_send_dbmail 
		    @profile_name = ''
		 ,  @recipients = ''
		 --,  @copy_recipients = ''
		 ,  @subject = @assunto
		 ,  @body =  @corpo
		 ,  @body_format = 'html'

Se você não estiver com o database mail ativado, basta acessar esse artigo que informa como configurar um database mail para envio de alertas.

Se o database mail estiver ativado basta preencher os parâmetros básicos @profile_name com o nome do profile e @recipients com o e-mail de destino ou o grupo de destino.

Em caso de dúvidas deixe um comentário ou entre em contato comigo.

Notificação de falha de job por e-mail no SQL Server.
The following two tabs change content below.

Wesley Mota

DBA SQL Server
Profissional graduado em Banco de Dados e Sistemas de Informação com mais de 7 anos de experiência em empresas de software. Certificado MCSA Microsoft SQL Server possui intensa vivência em administração de banco de dados, Tunning, Performance SQL Server, levantamento de melhorias e monitoramento de banco de dados e servidores SQL Server. Consultoria SQL Server em diversos clientes no Brasil e ao redor do mundo. Escritor no blog dbasqlserverbr.com.br/blog. Onde compartilha conhecimento, experiências e dicas de performance para DBAs SQL Server. Conhecimentos em Oracle e ambientes de alta disponibilidade. Desenvolvimento de softwares web e mobile.Gerenciamento de equipe e projetos.

Latest posts by Wesley Mota (see all)