Diário do DBA

SQL Server – CASE Script exemplo e explicação.

Case Script

Saiba como utilizar a cláusula CASE no SQL Server.

Expressões CASE Script podem ser utilizados em diversas situações. Pòr exemplo, em uma lista de um SELECT, em uma cláusula WHERE, cláusulas HAVING, listas IN, DELETE, UPDATE e até mesmo em funções.

Um case simples checa uma expressão ao invés de múltiplos valores. Em uma lista de um SELECT um CASE simples permite apenas expressões de igualdade. Outras comparações não são permitidas. Um CASE simples opera comparando a primeira expressão com com a expressão em cada WHEN equivalente. Se essas expressões são equivalentes, a expressão THEN é retornada.

Veja abaixo:

DECLARE @valor INT 
SET @valor = 3 
SELECT CASE @valor 
         WHEN 1 THEN 'Primeiro' 
         WHEN 2 THEN 'Segundo' 
         WHEN 3 THEN 'Terceiro' 
         ELSE 'Outro Valor' 
       END 

Expressões CASE de pesquisa permite que você avalie um conjunto de expressões booleanas para determinar um resultado. Veja no exemplo abaixo.

DECLARE @Valor INT
SET @Valor = 5
SELECT
CASE
WHEN @Valor <=3 THEN 'Valor menor ou igual a 3'
ELSE 'Valor maior do que 3'
END

 

 

SQL Server – CASE Script exemplo e explicação.
The following two tabs change content below.

Wesley Mota

DBA SQL Server
Profissional graduado em Banco de Dados e Sistemas de Informação com mais de 7 anos de experiência em empresas de software. Certificado MCSA Microsoft SQL Server possui intensa vivência em administração de banco de dados, Tunning, Performance SQL Server, levantamento de melhorias e monitoramento de banco de dados e servidores SQL Server. Consultoria SQL Server em diversos clientes no Brasil e ao redor do mundo. Escritor no blog dbasqlserverbr.com.br/blog. Onde compartilha conhecimento, experiências e dicas de performance para DBAs SQL Server. Conhecimentos em Oracle e ambientes de alta disponibilidade. Desenvolvimento de softwares web e mobile.Gerenciamento de equipe e projetos.

Latest posts by Wesley Mota (see all)