SQL Server Performance

SQL Server – 5 dicas de otimização de banco de dados.

5 Dicas de otimização SQL Server

Veja algumas dicas de otimização nas configurações das bases de dados.

Hoje vou listar apenas 5 dicas de otimização de inúmeras outras, então vamos lá:
1. Desabilite ‘auto create statistics’ em opções da base de dados.

Quando essa opção está setado para ‘true’, as estatísticas são criadas automaticamente em colunas usado em um predicado por padrão essa opção já está configurada como ‘true’. Como as estatísticas de criação automática resultam em alguma degradação de desempenho, você pode desativar essa opção de banco de dados e criar estatísticas manualmente durante horários fora de pico usando a instrução CREATE STATISTICS. A propósito na maioria dos casos essa opção true não garante nenhum benefício de performance.

 

2. Desabilite ‘auto update statistics’ em opções da base de dados.

Quando esta opção de banco de dados é definida como true, as estatísticas existentes são atualizadas automaticamente quando as estatísticas se tornam desatualizadas. Por padrão, essa opção de banco de dados é definida como true. Como a opção de estatísticas de atualização automática causa degradação do desempenho, é possível desativar essa opção e atualizar as estatísticas manualmente durante horários fora de pico usando a instrução UPDATE STATISTICS.

 

3. Desabilite o ‘autoclose’.

Como já mencionei aqui em outro artigo de Setar a opção AUTO_CLOSE para OFF para melhor performance lá eu explico melhor, mas em resumo, basicamente essa configuração degrada o desempenho da base de dados quando é muito acessada por que remove-se o cache a cada nova conexão. Por padrão, essa opção de banco de dados é definida como true no SQL Server Edition. Nas outras versões é definida como false.

 

4. Desabilite o ‘autoshrink’.

Quando esta opção de banco de dados é definida como true, os arquivos de banco de dados irão encolher periodicamente. O autoshrink resulta em degradação do desempenho; Portanto, se você for diminuir o banco de dados o que já não é uma boa prática, faça isso em um horário fora do horário de trabalho manualmente. Ou agende uma tarefa (job) para fazer essa atividade. Por padrão, essa opção de banco de dados é definida como true no SQL Server Desktop Edition. Nas outras versões está definida como false.

 

5. Deixar o banco de dados como ‘read-only’ para prever qualquer alteração.

Por padrão, essa opção de banco de dados é definida como false. Se você tiver dados que não devem ser modificados, você pode colocá-lo em outro banco de dados que tenha a opção somente leitura (read-only) definida como true. Isso pode ajudar na velocidade das suas querys.
Se você precisar de gerenciar permissões (por exemplo, evitar que alguns usuários selecionem dados de algumas tabelas), você deve criar outro filegroup e torná-lo como read only, porque quando a opção de banco de dados ‘read-only’ está definida como true, As tabelas de sistema do banco de dados também serão de somente leitura, o que impedirá você de gerenciar permissões.

 

SQL Server – 5 dicas de otimização de banco de dados.
The following two tabs change content below.

Wesley Mota

DBA SQL Server
Profissional graduado em Banco de Dados e Sistemas de Informação com mais de 7 anos de experiência em empresas de software. Certificado MCSA Microsoft SQL Server possui intensa vivência em administração de banco de dados, Tunning, Performance SQL Server, levantamento de melhorias e monitoramento de banco de dados e servidores SQL Server. Consultoria SQL Server em diversos clientes no Brasil e ao redor do mundo. Escritor no blog dbasqlserverbr.com.br/blog. Onde compartilha conhecimento, experiências e dicas de performance para DBAs SQL Server. Conhecimentos em Oracle e ambientes de alta disponibilidade. Desenvolvimento de softwares web e mobile.Gerenciamento de equipe e projetos.

Latest posts by Wesley Mota (see all)