SQL Server Administração

Relatório de tentativas de login no SQL Server por email.

Relatório de tentativas de login no SQL Server por email.
Relatório de tentativas de login no SQL Server por email.

Saiba como receber alertas de tentativas de login no SQL Server por email.

Imagine que você possa receber no seu e-mail um alerta todas as vezes que tentarem fazer login sem sucesso no seu ambiente SQL Server. Bacana não é mesmo? Sim, você pode receber essas notificações agora no seu email.

De uma forma bem simples e objetiva explicando o que esse novo monitoramento faz é o seguinte: Basicamente buscamos nos arquivos de erros do SQL Server o error log as tentativas de logins feitas na última hora. Então agendamos um job que executa de hora em hora para buscar essa informação, se houver alguma tentativa sem sucesso no seu ambiente SQL Server, você receberá a notificação com as informações de horário da tentativa, qual o login da tentativa e endereço IP de origem. O que são as informações que já estão no arquivo de log certo?

O que eu estou fazendo aqui é facilitar as coisas pra vocês, ao invés de buscar essa informação no arquivo de log, deixe que o SQL Server se encarregue de enviar essa informação que a propósito é muito importante a você.

Agora chega de enrolação e vamos ao que interessa. Abaixo vou colocar um exemplo de e-mail que você receberá quando acontecer esse alerta:

Alerta tentativas de logins SQL Server email

Alerta tentativas de logins SQL Server email

Bacana não é mesmo? Agora, vamos instalar?

Requisitos mínimos:

  • Database Mail configurado;
  • Acesso a criação de Jobs no banco msdb;
  • Banco de dados com o nome Monitoramento na instância.

Caso você ainda não tenha configurado o Database Mail, acesse SQL Server – Configurar o Database Mail para envio de alertas.

Para configurar o envio do e-mail basta colocar o profile e a conta de email já configurada no seu Database Mail.

Caso você não tenha acesso ao banco msdb, mostre esse artigo ao DBA SQL Server da sua empresa.

Como eu instalo?
Clique no link de download abaixo.

Execute o script que criará um job com o nome JB_DB_ENVIA_ALERTAS_SQL_SERVER

Clique com o botão direito do job > Selecione propriedades, clique em Steps, depois clique duas vezes em Verifica Tentativa de Logins.

No fim do código você encontrará esse trecho de código:

EXEC msdb..sp_send_dbmail @profile_name = 'SeuProfile',
                          @recipients = 'SeuEmailOuGrupo',
                          --@copy_recipients = 'emailsDeCopia',
                          @subject = @assunto,
                          @body_format = 'HTML',
                          @body = @corpo

O que você tem que mudar basicamente são os parâmetros de @profile_name para o nome do seu profile configurado no Database Mail e @recipients com o nome do e-mail ou grupo de destino que receberão os e-mails.

Pronto! Só alegria!

Se você gostaria de receber outros tipos de alertas, comente abaixo ou me envie um e-mail ou fale comigo para que possamos criar novos alertas para nos ajudar cada vez mais no nosso dia a dia de trabalho como DBA SQL Server.

Grande abraço!

Relatório de tentativas de login no SQL Server por email.
The following two tabs change content below.

Wesley Mota

DBA SQL Server
Profissional graduado em Banco de Dados e Sistemas de Informação com mais de 7 anos de experiência em empresas de software. Certificado MCSA Microsoft SQL Server possui intensa vivência em administração de banco de dados, Tunning, Performance SQL Server, levantamento de melhorias e monitoramento de banco de dados e servidores SQL Server. Consultoria SQL Server em diversos clientes no Brasil e ao redor do mundo. Escritor no blog dbasqlserverbr.com.br/blog. Onde compartilha conhecimento, experiências e dicas de performance para DBAs SQL Server. Conhecimentos em Oracle e ambientes de alta disponibilidade. Desenvolvimento de softwares web e mobile.Gerenciamento de equipe e projetos.

Latest posts by Wesley Mota (see all)