SQL Server Administração

Monitoramento das consultas mais lentas no SQL Server por e-mail.

Monitoramento das consultas mais lentas no SQL Server por e-mail.
Monitoramento das consultas mais lentas no SQL Server por e-mail.

Veja como fazer o monitoramento das consultas mais lentas no SQL Server por e-mail.

O que acha de receber por e-mail as consultas mais lentas no seu ambiente SQL Server? Seria ótimo não é mesmo?

Pois bem, aqui nesse post eu vou colocar essa solução, bem simples e que agrada a todos. Se seu banco de dados está lento e você ainda não sabe o que está acontecendo, não perca tempo para instalar esse módulo de envio de consultas mais lentas por e-mail.

Mas Wesley, como você faz isso?
Em poucas palavras direi que a procedure sp_blitzCache é executada e as informações mais necessárias são enviadas por email.

Para que não conhece a procedure sp_blitzCache é uma excelente ferramenta desenvolvida pelo Brent Ozar para identificar as consultas que estão causando lentidão no seu ambiente SQL Server.

Com isso, resolvi criar um job para colocar essas informações em uma tabela e enviar por e-mail. então certamente você receberá um e-mail dessa forma:

Email query lenta SQL Server

Email query lenta SQL Server

Como eu disse, eu coloquei apenas as informações mais básicas, pois o resultado dessa procedure retorna quase 40 colunas então achei necessário selecionar apenas o que é mais relevante. Claro que posteriormente estarei lançando um vídeo explicando como vocês podem modificar isso.

O abaixo vou deixar o script disponível, hoje eu utilizo para monitoramento no passo de um job de Checklist diário já descrito por mim aqui no blog, caso queira saber mais acesse Checklist Diário do Ambiente SQL Server no seu Email.

Requisitos:

  • Procedure sp_blitzCache instalado no banco de dados master;
  • Database Mail Configurado;

Abaixo está o link para download.

Caso você ainda não tenha configurado o Database Mail, acesse SQL Server – Configurar o Database Mail para envio de alertas.
Caso você não tenha a procedure sp_blitzCache instalada no seu ambiente para fazer download basta entrar no site do Brent Ozar e baixar a procedure e instalar na base de dados master do seu ambiente.

Para configurar o envio do e-mail basta colocar o profile e a conta de email já configurada no seu Database Mail.

EXEC msdb..sp_send_dbmail @profile_name = 'SeuProfile',
                          @recipients = 'SeuEmailOuGrupo',
                          --@copy_recipients = 'emailsDeCopia',
                          @subject = @assunto,
                          @body_format = 'HTML',
                          @body = @corpo

Use para enviar relatórios aos seus supervisores (antes / depois), além de encontrar e resolver os problemas de performance dos seus ambientes SQL Server.

Monitoramento das consultas mais lentas no SQL Server por e-mail.
The following two tabs change content below.

Wesley Mota

DBA SQL Server
Profissional graduado em Banco de Dados e Sistemas de Informação com mais de 7 anos de experiência em empresas de software. Certificado MCSA Microsoft SQL Server possui intensa vivência em administração de banco de dados, Tunning, Performance SQL Server, levantamento de melhorias e monitoramento de banco de dados e servidores SQL Server. Consultoria SQL Server em diversos clientes no Brasil e ao redor do mundo. Escritor no blog dbasqlserverbr.com.br/blog. Onde compartilha conhecimento, experiências e dicas de performance para DBAs SQL Server. Conhecimentos em Oracle e ambientes de alta disponibilidade. Desenvolvimento de softwares web e mobile.Gerenciamento de equipe e projetos.

Latest posts by Wesley Mota (see all)