Veja algumas dicas de checklists para ambientes SQL Server
Algumas pessoas já me perguntaram sobre como eu faço os meus checklists para ambientes SQL Server, hoje vou demonstrar aqui para vocês, basicamente como faço e algumas dicas que espero que vocês aproveitem.
Eu tenho uma rotina já definida para os servidores que eu gerencio, então há tarefas que eu executo em um período de tempo, quase todos esses itens do checklist são coletados automaticamente em seguida um mecanismo de entrega de relatórios é enviado para meu e-mail diariamente, semanalmente, etc. Ao acessar esses relatórios eu posso encontrar os incidentes que ocorreram e atuar antes de se tornarem problemas para meus clientes. Quais são as minhas recomendações para checklists?
Checklist Diário:
- Verifique os backups de transaction log da noite anterior e erros de Jobs do Agent do SQL Server.
- Verifique todas as bases de dados se todas estão online e não estão marcadas como suspect. Verifique também DBCC CHECKDB para encontrar possíveis erros.
- Verifique os Error logs do SQL Server, Windows application e o system event log files e determino se alguma coisa deve ser investigada mais detalhadamente.
- Procure por quaisquer violações da política de segurança. Verifique tamanho dos arquivos, otimize o crescimento para projeções de longo prazo, faça baselines e verifique o desempenho dos níveis estabelecidos por essa baseline, como leituras e escritas em disco, CPU, Page Life Expectancy etc.
- Verifique as consultas que estão demorando muito tempo para serem executadas, existem algumas ferramentas que podem te auxiliar nisso como os sp_blitzCache do Brent Ozar.
- Verifique se todas as replicações estão operando normalmente, mirroring, log shipping, Guarde e compare atividade de CPU do dia anterior e compare com o dia atual.
Checklist Semanal:
- Verifique a integridade dos backups full fazendo restaurações no ambiente de testes.
- Verifique se sua instância está fazendo backup da base MSDB.
- Verifique se como estão as manutenções de índices e estatísticas do banco de dados.
- Examine as estatísticas do SQL Server para encontrar “pain points” que se tornaram grandes pontos de contenção.
- Verifique o tempo de execução dos jobs para encontrar variações aos tempos de execução do baseline criado por você.
- Investigue os objetos no banco de dados que violam regras estabelecidas.
- Verifique se o SQL está enviando e-mail corretamente.
Checklist Mensal:
- Execute a manutenção do sistema como desfragmentação de disco, atualização do Windows, e Atualizações do SQL Server.
- Verifique se a velocidade de acesso aos dados está em níveis normais.
- Execute a atualização completa da projeção de crescimento do sistema.
- Checklist a cada 15 dias:
- Execute uma análise de índice completa para todos os bancos de dados. Determine índices não utilizados e desabilite, se apropriado. Determinar índices ausentes e investigar o processo para atualizar ou adicionar índices para melhor cobrir o uso de dados.
- Revise os contadores, buffer cache, page life expectancy, I/O e Network, consultas que usam muito recurso de CPU, trabalhe na performance dessas consultas.
- Faça um teste full do plano de recuperação.
- Execute a restauração completa do sistema em uma máquina virtual para que todos os sistemas e serviços essenciais possam ser colocados em isolamento e testados a integridade.
Checklist é algo que você tem que estar sempre de olho, ele vai dizer onde está tudo certo ou errado, então sempre que possível faça-o, não deixe os problemas te pegarem desprevenido.
Wesley Mota
Latest posts by Wesley Mota (see all)
- The Ultimate Guide to Gry Online Ruletka - novembro 14, 2024