SQL Server Administração

Checklist com status dos índices dos bancos de dados SQL Server.

Checklist com Status dos índices dos bancos de dados SQL Server
Checklist com Status dos índices dos bancos de dados SQL Server

Receba um checklist com status dos índices dos bancos de dados SQL Server.

O status dos índices dos bancos de dados do SQL Server são muito importantes por diversos fatores que envolvem principalmente performance no SQL Server. Recentemente publiquei um artigo sobre como receber um Checklist Diário no seu e-mail.

Com base neste artigo desenvolvi uma outra ferramenta onde você pode receber no seu e-mail informações sobre os status dos seus índices de todas as tabelas em todos os seus bancos de dados SQL Server.

Status dos índices SQL Server email
Status dos índices SQL Server email

Utilizando algumas dmvs e colocando essas informações nas tabelas consegui consolidar um relatório bem completo filtrando apenas os índices que são realmente necessários para serem alterados.

As informações contidas neste e-mail são:

  • Nome do banco de dados.
  • Nome da tabela.
  • % Fragmentação do índice.
  • Tipo do índice.
  • Ação a tomar.

Neste relatório também acompanha uma planilha anexo que tem todas as informações citadas acima e também a quantidade de páginas em cada índice.

Esse relatório funciona seguindo as regras onde a fragmentação do índice que estiver acima de 5% então sugere um REORGANIZE, acima de 30% o REBUILD. Eu achei interessante filtrar índices que contém acima de 1.000 (mil) páginas, o que acredito ser apenas os índices críticos que devemos ter mais atenção.

Caso o índice esteja acima de 80% fragmentado, a cor dele no e-mail será alterado para vermelho, podendo assim dar mais ênfase nos índices mais críticos.

Nessa versão possui ainda algumas limitações por exemplo: Só conseguimos selecionar os bancos que estão com o nível de compatibilidade >= 90 Ou seja, bases de dados 2005 +.

Espero em breve poder corrigir isso para vocês para que possamos aproveitar o máximo desta nova ferramenta.

Os arquivos de instalação estão anexo juntamente com manual de instalação que mostra passo a passo como instalar e configurar de uma forma bem simples e prática.

Em caso de problemas com a instalação ou algum erro durante o envio, entre em contato comigo através do meu e-mail contato@dbasqlserverbr.com.br assim poderemos ajustar os erros e criar novas versões que vão evitar esses incidentes.

Checklist com status dos índices dos bancos de dados SQL Server.
The following two tabs change content below.

Wesley Mota

DBA SQL Server
Profissional graduado em Banco de Dados e Sistemas de Informação com mais de 7 anos de experiência em empresas de software. Certificado MCSA Microsoft SQL Server possui intensa vivência em administração de banco de dados, Tunning, Performance SQL Server, levantamento de melhorias e monitoramento de banco de dados e servidores SQL Server. Consultoria SQL Server em diversos clientes no Brasil e ao redor do mundo. Escritor no blog dbasqlserverbr.com.br/blog. Onde compartilha conhecimento, experiências e dicas de performance para DBAs SQL Server. Conhecimentos em Oracle e ambientes de alta disponibilidade. Desenvolvimento de softwares web e mobile.Gerenciamento de equipe e projetos.

Latest posts by Wesley Mota (see all)