Vejamos hoje o que faz o arquivo de log do banco de dados crescer ao ponto de muitas vezes ocupar todo o espaço em disco.
Você já deve ter se deparado com algum caso onde o arquivo de log do banco de dados cresceu tanto que ocupou todo o espaço em disco. Então, o que será que aconteceu?
Provavelmente você tem alguma query bem grande que está executando há muito tempo, ou algum plano de manutenção de índices por exemplo e o recovery model do seu banco de dados está configurado para FULL.
Então se o recovery model é o problema, é só mudar para SIMPLE e está tudo resolvido certo?
Depende. Qual é a criticidade do seu ambiente?
Muitas pessoas acham que apenas mudando de FULL para SIMPLE o problema está resolvido. Pode resolver de fato o crescimento do seu log, mas e se durante essa transação um arquivo de dados do seu banco ficar corrompido? Você não vai conseguir fazer um restore point in time no SQL Server. O que você conseguirá recuperar vai ser o backup full, se tiver diferencial, o diferencial e os últimos logs antes de mudar o recovery model da sua base de dados para simple.
Um ponto positivo a considerar é verificar de quanto em quanto tempo é feito o backup de log e levantar se é possível diminuir esse intervalo de tempo.
Em casos aumento de logs durante os planos de manutenção de índices, recomendo que você leia um pouco sobre recovery model para identificar qual atende a sua necessidade.
Wesley Mota
Latest posts by Wesley Mota (see all)
- The Ultimate Guide to Gry Online Ruletka - novembro 14, 2024