Quando você começa a escolher bancos de dados? Analisei os sistemas de gerenciamento de bancos de dados relacionais e NoSQL para obter uma visão geral para você saber por onde começar.
Confira!
Tipos de bancos de dados: SQL/RDBMS/Bancos de dados relacionais
Sobretudo, bancos de dados relacionais e sistemas de gerenciamento relacionados (RDBMS) são mais amplamente conhecidos e compreendidos do que os NoSQL.
Embora existam muitas bases de dados relacionais, ao longo do tempo, estas tornaram-se as mais populares:
- Oracle: Oracle Database (comumente referido como Oracle RDBMS ou simplesmente Oracle) é um sistema de gerenciamento de banco de dados multi-modelo produzido e comercializado pela Oracle Corporation.
- MySQL: MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional de código aberto (RDBMS) baseado em SQL (Structured Query Language). O MySQL é executado em praticamente todas as plataformas, incluindo Linux, UNIX e Windows.
- Microsoft SQL Server: O Microsoft SQL Server é um RDBMS que suporta uma ampla variedade de aplicativos de processamento de transações, inteligência comercial e análise em ambientes corporativos de TI.
- PostgreSQL: PostgreSQL, muitas vezes simplesmente Postgres, é um sistema de gerenciamento de banco de dados objeto-relacional (ORDBMS) com ênfase em extensibilidade e conformidade com padrões.
- DB2 : O DB2 é um RDBMS projetado para armazenar, analisar e recuperar dados de maneira eficiente.
Vantagens
- Primeiramente, os bancos de dados relacionais são tecnologias bem documentadas e maduras. E os RDBMSs são vendidos e mantidos por várias corporações estabelecidas.
- Os padrões SQL são bem definidos e comumente aceitos.
- Além disso, um grande grupo de desenvolvedores qualificados possui experiência com SQL e RDBMS.
Desvantagens
- Os RDBMSs não funcionam bem – ou de todo – com dados não estruturados ou semi-estruturados devido a restrições de esquema. Isso os torna inadequados para grandes análises ou cargas de eventos da IoT.
- As tabelas em seu banco de dados relacional não necessariamente mapearão 1/1 com um objeto ou classe.
- Além disso, ao migrar um RDBMS para outro, os esquemas e tipos geralmente devem ser idênticos entre as tabelas de origem e de destino.
Tipos de bancos de Dados: NoSQL / Não Relacionais
Sobretudo, os bancos de dados NoSQL surgiram como uma alternativa popular aos bancos de dados relacionais. Bancos de dados NoSQL / não relacionais podem assumir várias formas.
Tipos
- Armazenamentos de valores-chave , como Redis e Amazon DynamoDB, são sistemas de gerenciamento de banco de dados extremamente simples que armazenam apenas pares de valores-chave e fornecem funcionalidade básica para recuperar o valor associado a uma chave conhecida.
- Armazenamentos de colunas amplas, como Cassandra , Scylla e HBase , são sistemas independentes de esquema que permitem que os usuários armazenem dados em famílias ou tabelas de colunas, uma única linha da qual pode ser considerada um registro.
- Os armazenamentos de documentos, incluindo MongoDB e Couchbase, são sistemas livres de esquema que armazenam dados na forma de documentos JSON.
- Bancos de dados de gráficos, como Neo4J e Datastax Enterprise Graph, representam dados como uma rede de nós ou objetos relacionados para facilitar visualizações de dados e análise de gráficos.
- Mecanismos de pesquisa , como Elasticsearch , Splunk e Solr, armazenam dados usando documentos JSON sem esquema.
Vantagens
Como existem tantos tipos de bancos de dados e variados aplicativos de bancos de dados NoSQL, é difícil defini-los. Mas geralmente:
- Primeiramente, modelos de dados livres de esquema são mais flexíveis e fáceis de administrar.
- Os bancos de dados NoSQL geralmente são mais escalonáveis horizontalmente e tolerantes a falhas.
- Além disso, os dados podem ser facilmente distribuídos em diferentes nós. Para melhorar a disponibilidade, você pode escolher que os dados em alguns nós sejam eventualmente consistentes.
Desvantagens
Estes também são dependentes do tipos de banco de dados. Principalmente:
- Os bancos de dados NoSQL são geralmente menos adotados e maduros do que as soluções RDBMS. Portanto, perícia específica é frequentemente necessária.
- Existe um intervalo de formatos e restrições específicos para os tipos de bancos de dados.
Quais tipos de bancos de dados são ideais para você?
Este post aborda apenas os exemplos mais populares e mais conhecidos desses tipos de bancos de dados.
Sendo assim, dependendo do tipo, estrutura, modelo de dados, armazenamento de dados e caso de uso pretendido de seus dados, é provável que sistemas diferentes sejam mais adequados às suas necessidades.
O esquema ou mecanismo de consulta, seus requisitos, latência ou até mesmo a velocidade da transação podem influenciar sua decisão.
Portanto analise suas necessidades e veja qual o banco de dados é ideal pra você!