Em nossa vida, é comum trabalhar no desempenho, criar backups, criar novas tabelas, criar novos bancos de dados. Tudo está bem na sua vida DBA, mas de repente, um usuário liga para você e diz que ele não pode acessar um relatório. Então após a verificação, você notou que é necessário reparar o banco de dados que está corrompido. Mas por quê?
Existem vários motivos para ter um banco de dados inesperadamente corrompido. Às vezes acontece quando o disco rígido está danificado, às vezes um ataque de vírus pode corromper seu banco de dados. Msa um dos problemas mais comuns é um ataque de hackers. Alguns caras espertos que querem mostrar seu poder e ataque aos servidores apenas por diversão. Eles podem quebrar o firewall e toda a segurança e travar seu banco de dados e até mesmo os backups.
Então, o que podemos fazer quando temos um banco de dados danificado? Aqui você tem alguns passos comuns para resolver este problema.
Aqui, vamos verificar as diferentes soluções disponíveis.
A solução de backup para restaurar o banco de dados
A primeira opção, claro, é tentar restaurar o banco de dados usando o backup mais recente. Isso é simples e, dependendo do tamanho do banco de dados, pode ser rápido. Os possíveis problemas com essa solução são os seguintes:
- Os backups podem estar corrompidos. Às vezes, o vírus pode danificar os bancos de dados e o backup também. Além disso, se o backup for grande, às vezes pode ser danificado.
- Outro problema é que o backup não pode ser recente e alguns dados podem ser perdidos. Você pode tentar fazer o backup do log de transações e tentar recuperar os dados em um horário específico. No entanto, se o banco de dados estiver danificado, talvez não seja possível fazer o backup do banco de dados.
A solução DBCC CHECKDB para resturar o banco de dados
O comando DBCC CHECKDB em T-SQL pode ser usado para verificar as inconsistências do banco de dados e repará-lo.
Se o seu banco de dados estiver corrompido, pode ser uma boa opção para reparar o banco de dados. Quando o banco de dados é grande, pode levar muito tempo para ser reparado.
Você pode usar o DBCC CHECKTABLE, o DBCC CHECKFILEGROUP, o DBCC CHECKCATALOG para reparar objetos ou componentes específicos em vez do banco de dados inteiro.
O reparo estelar para a solução MS SQL
Em alguns cenários, o dano do banco de dados é grave e o DBCC CHECKDB não pode reparar o banco de dados. Quando isso acontece, você pode usar o Stellar Repair para MS SQL.
Este software é usado para reparar bancos de dados do SQL Server. Ele é projetado para sistemas operacionais Windows.
No entanto, para usar este software, você precisa parar o serviço do SQL Server e abrir o arquivo mdf. Este arquivo é usado para armazenar o arquivo de dados.
O software repara os dados e você pode recuperar qualquer objeto, incluindo tabelas, visualizações, procedimentos armazenados, etc.
Conclusão
Neste artigo, mostramos diferentes opções para recuperar um banco de dados danificado. A primeira opção foi tentar restaurar um banco de dados.
Se por algum motivo, não for possível ou não tiver informações atuais, é possível executar o comando DBCC CHECKDB ou outros comandos DBCC para restaurar os objetos do banco de dados.
Contudo, quando nenhuma dessas opções funciona, a última esperança é o software Stellar Repair para MS SQL. Este software é usado para reparar um banco de dados danificado e recuperar as informações. Dessa forma, você pode restaurar as informações no SQL Server ou em um arquivo do Excel ou em formatos HTML e CSV.
Se você quiser saber mais sobre corrupção de banco de dados, comandos DBCC ou o software Stellar SQL Repair, deixe sua dúvida nos comentários abaixo.
Wesley Mota
Latest posts by Wesley Mota (see all)
- Free Blackjack No Download: Appreciate Blackjack Anytime, Anywhere - novembro 25, 2024