SQL Server Administração

Quantos Bancos de Dados Podemos Colocar em um Servidor SQL?

Quantos Bancos de Dados Podemos Colocar em um Servidor SQL?
A quantidade de bancos de dados em um servidor SQL é um tópico que não pensamos o suficiente. Geralmente usamos servidores com milhares de bancos de dados em um único SQL Server e funciona.
Claro, abrir a lista de bancos de dados no SQL Server Management Studio é doloroso, e muitas ferramentas de monitoramento caem, mas não é tão ruim assim.

Porém, há dois problemas que você não pode resolver: RPO e RTO.

Entendendo o RPO e RTO

Sobretudo, objetivos de ponto de recuperação e tempo de recuperação são parâmetros importantes de um plano de recuperação de dados. Esses são objetivos que podem orientar as empresas a escolher um plano ideal de backup de dados.

O RPO/RTO, juntamente com uma análise de impacto nos negócios, fornece a base para identificar estratégias viáveis ​​para inclusão no plano de continuidade de negócios.

As opções viáveis ​​de estratégia incluem qualquer uma que permita a retomada de um processo de negócios em um período de tempo próximo ao RPO/RTO.

À primeira vista, esses dois termos parecem ser idênticos. Mas, a melhor maneira de entender a diferença entre eles é associar o “RP” em “RPO”, imaginando que eles representam “Rewrite Parameters” e “RT” em “RTO” como “Real Time”.

RPO – Objetivo do ponto de recuperação

O RPO (Recovery Point Objective, objetivo de ponto de recuperação) descreve o intervalo de tempo que pode passar durante uma interrupção antes que a quantidade de dados perdidos durante esse período exceda o limite máximo tolerável.

RTO- Objetivo do tempo de recuperação

O RTO é a duração de tempo e um nível de serviço onde um processo de negócios deve ser restaurado após um desastre.

O RTO tem por objetivo evitar consequências inaceitáveis ​​associadas a uma interrupção na continuidade.

Em outras palavras, o RTO é a resposta para a pergunta:

“Quanto tempo demorou para recuperar após a notificação da interrupção do processo de negócios?”

Então, digamos que você tenha um único SQL Server autônomo. Você está fazendo backups completos uma vez por dia e esses backups levam seis horas para serem concluídos.

Então:

  • Você não pode perder mais de 15 minutos de dados (RPO)
  • O servidor não pode estar inativo por mais de 1 hora (RTO)

Primeiramente, sabendo que seus backups levam seis horas, isso significa que suas restaurações levarão pelo menos seis horas. Então, se você perder este servidor, você não conseguirá restaurar os bancos de dados a tempo.

Você tem três opções:

  • Ajustar seus backups e restaurações para torná-los mais rápidos
  • Colocar menos dados em cada SQL Server
  • Implementar um servidor em espera pronto para ser usado quando ocorrer um desastre.

Mas quantos bancos de dados você pode colocar no SQL Server?

A verdadeira resposta para quantos bancos de dados você pode colocar no SQL Server não é uma limitação do software, é uma limitação de negócios.

Portanto, obtenha o RPO e o RTO da empresa e descubra se conseguirá se recuperar a tempo.

Para consultoria SQL Server Remoto basta clicar aqui para saber mais detalhes

Quantos Bancos de Dados Podemos Colocar em um Servidor SQL?
The following two tabs change content below.

Wesley Mota

DBA SQL Server
Profissional graduado em Banco de Dados e Sistemas de Informação com mais de 7 anos de experiência em empresas de software. Certificado MCSA Microsoft SQL Server possui intensa vivência em administração de banco de dados, Tunning, Performance SQL Server, levantamento de melhorias e monitoramento de banco de dados e servidores SQL Server. Consultoria SQL Server em diversos clientes no Brasil e ao redor do mundo. Escritor no blog dbasqlserverbr.com.br/blog. Onde compartilha conhecimento, experiências e dicas de performance para DBAs SQL Server. Conhecimentos em Oracle e ambientes de alta disponibilidade. Desenvolvimento de softwares web e mobile.Gerenciamento de equipe e projetos.

Latest posts by Wesley Mota (see all)