Dicas para evitar ou minimizar os deadlocks no SQL Server
Dicas para evitar ou minimizar os deadlocks no SQL Server

Saiba como evitar ou minimizar os deadlocks no SQL Server.

Breve descrição do deadlock:

Um deadlock ocorre quando dois ou mais processos possuem bloqueios em objetos separados, e cada um dos processos estão tentando obter um bloqueio no objeto que o outro processo bloqueou.

Quando isso acontece o SQL Server, resolve abortando um dos processos tornando-o uma “vítima” permitindo que o outro processo continue a sua transação no banco de dados.

É enviada uma mensagem para o arquivo de error log do SQL Server informando sobre a transação que foi abortada. Deadlocks podem causar uma pressão sobre os recursos do servidor SQL Server, principalmente CPU.

Lidando com os deadlocks:

Na maioria dos casos, temos aplicativos projetados para que quando um deadlock ocorrer, eles enviem novamente a transação abortada depois de receber uma mensagem de deadlock, que provavelmente executará novamente com sucesso. Se o aplicativo não possuir uma forma de tratar isso podem ocorrer grandes problemas para o usuário, até mesmo recebendo a mensagem de erro.

Dicas para evitar deadlocks:

  • Verifique se o banco de dados está desenhado corretamente.
  • Desenvolva aplicativos que acessam objetos na mesma ordem de cada vez.
  • Não permita que usuários interfiram durante as transações.
  • Evite cursores.
  • Procure ter transações no SQL o mais curto possível.
  • Reduza a quantidade de vezes que sua aplicação conversa com o SQL Server usando procedures para manter as transações dentro de um único lote.
  • Reduza a quantidade de leituras, se você precisa fazer leituras constantes da mesma informação, coloque essa informação em uma variável ou matriz para você consultar por lá.
  • Diminua o máximo possível o tempo de bloqueio. Desenvolva aplicativos que fazem bloqueios em último caso e libere-os o mais rápido possível.
  • Se possível, utilize ROWLOCK ou PAGLOCK para reduzir a escalação de bloqueio.
  • Em último caso você utiliza o hint NOLOCK.

Como mudar o comportamento do deadlock padrão:

Quando um deadlock ocorre, por padrão o SQL Server escolhe uma “vítima” certo? Você pode alterar esse comportamento padrão atualizando a prioridade usando:

SET DEADLOCK_PRIORITY LOW ou SET DEADLOCK_PRIORITY HIGH

Se você tem mais alguma dica e gostaria de compartilhar conosco, deixe seu comentário abaixo.

Grande abraço!

Dicas para evitar ou minimizar os deadlocks no SQL Server
Avalie
The following two tabs change content below.

Wesley Mota

DBA SQL Server
Profissional graduado em Banco de Dados e Sistemas de Informação com mais de 7 anos de experiência em empresas de software. Certificado MCSA Microsoft SQL Server possui intensa vivência em administração de banco de dados, Tunning, Performance SQL Server, levantamento de melhorias e monitoramento de banco de dados e servidores SQL Server. Consultoria SQL Server em diversos clientes no Brasil e ao redor do mundo. Escritor no blog dbasqlserverbr.com.br/blog. Onde compartilha conhecimento, experiências e dicas de performance para DBAs SQL Server. Conhecimentos em Oracle e ambientes de alta disponibilidade. Desenvolvimento de softwares web e mobile.Gerenciamento de equipe e projetos.

Latest posts by Wesley Mota (see all)

Classificado como: