Descobrir dependência de objetos SQL Server
Descobrir dependência de objetos SQL Server

Saiba como descobrir dependência de objetos SQL Server 

Para você descobrir dependência de objetos no SQL Server de uma forma bem simples e rápida basta conhecer uma procedure de sistema do SQL Server pouca falada que é a sp_depends. 

Isso mesmo, se você quer saber quais objetos depende de uma procedure, view, tabela, função e etc, essa procedure vai te ajudar a encontrar isso. 

Agora por que isso é importante? Digamos que você renomeou ou apagou uma tabela, mas essa tabela está escrita em alguma procedure, então outra sessão executou essa procedure que você acabou de apagar. Certamente dará erro. 

Então é interessante verificar antes quais são os objetos que serão afetados, pois pode ser que eles ficarão inválidos. 

No exemplo abaixo vamos utilizar a view (HumanResources.vEmployeePersonTemporalInfo) que está no banco de dados AdventureWorks2016. 

Descobrir dependência de objetos SQL Server
Descobrir dependência de objetos SQL Server

Como vocês podem ver, a view tem várias tabelas que fazem referência a ela, também podemos ver que existe uma procedure que também usa essa view, ou seja, se apagarmos essa view, provavelmente essa procedure ao ser executada dará erro. 

As limitações ficam por conta de objetos que não estão no mesmo banco de dados. Objetos fora do banco de dados não aparecem nessa procedure. Essa procedure est´disponível a partir da versão 2008 do SQL Server. 

Descobrir dependência de objetos SQL Server
Avalie
The following two tabs change content below.

Wesley Mota

DBA SQL Server
Profissional graduado em Banco de Dados e Sistemas de Informação com mais de 7 anos de experiência em empresas de software. Certificado MCSA Microsoft SQL Server possui intensa vivência em administração de banco de dados, Tunning, Performance SQL Server, levantamento de melhorias e monitoramento de banco de dados e servidores SQL Server. Consultoria SQL Server em diversos clientes no Brasil e ao redor do mundo. Escritor no blog dbasqlserverbr.com.br/blog. Onde compartilha conhecimento, experiências e dicas de performance para DBAs SQL Server. Conhecimentos em Oracle e ambientes de alta disponibilidade. Desenvolvimento de softwares web e mobile.Gerenciamento de equipe e projetos.
Classificado como: