Dicas SQL Server

Começando a usar o SQL Operations Studio.

comecando-a-usar-o-sql-operations-studio
comecando-a-usar-o-sql-operations-studio

Veja as principais novidades do SQL Operations Studio.

Essa semana a Microsoft anunciou a sua mais nova ferramenta cross plataform O SQL Opeations Studio. Que pode ser executado no Windows, MacOS, Linux para SQL Server e Azure.
As principais notícias que eu fui de acordo são o fato da ferramenta ser cross plataform e open source, isso mesmo! Você poderá criar seus próprios plugins e colocar na ferramenta.
Eu fiz a instalação hoje aqui no meu PC, claro uma versão beta ainda, mas já deu para conhecer um pouco a ferramenta, claro que ainda tem muitas limitações se comparando ao SSMS, agora sem enrolação e vamos ao que interessa:

Dashboard:

SQL Operations Studio
SQL Operations Studio

Isso mesmo! Quando você abre a ferramenta, logo de cara você encontra um dashboard com um resumo de todo o seu ambiente, com informações importantes de backups feitos nos últimos dias e tamanho dos bancos de dados, ferramenta de busca de objetos nos bancos de dados e com certeza isso poderá ser alterado podendo deixar esse dashboard ainda mais interessante.

 

Objetos Operations Studio
Objetos Operations Studio

Como eu disse antes, ainda tem limitações, por exemplo não conseguimos visualizar os jobs ou acessar o agent (OBS: O Serviço do Agent do SQL Server estava habilitado).
Para abrir o editor de texto (New query), basta clicar com o botão direito do mouse no banco de dados e selecionar

New Query.

Intellisense interativo apenas usando a palavra-chave sql

intellisense SQLOperations
intellisense SQLOperations

Obtenha os scripts dos seus objetos apenas com um clique no código em cima do objeto:
[imagem script-objetos]

Exporte os resultados para CSV, Excel, e JSON talém de poder também visualizar em formas de gráficos para relatórios.

 

Export SQL Operations

Acesse versionamento dos seus códigos com um clique.
source control operations-studio

Além dessas novidades eu ainda vou trazer mais no decorrer dos dias para vocês ficarem ligados! Um grande abraço!

Começando a usar o SQL Operations Studio.
The following two tabs change content below.

Wesley Mota

DBA SQL Server
Profissional graduado em Banco de Dados e Sistemas de Informação com mais de 7 anos de experiência em empresas de software. Certificado MCSA Microsoft SQL Server possui intensa vivência em administração de banco de dados, Tunning, Performance SQL Server, levantamento de melhorias e monitoramento de banco de dados e servidores SQL Server. Consultoria SQL Server em diversos clientes no Brasil e ao redor do mundo. Escritor no blog dbasqlserverbr.com.br/blog. Onde compartilha conhecimento, experiências e dicas de performance para DBAs SQL Server. Conhecimentos em Oracle e ambientes de alta disponibilidade. Desenvolvimento de softwares web e mobile.Gerenciamento de equipe e projetos.

Latest posts by Wesley Mota (see all)