Bancos de dados que consomem mais IO
Bancos de dados que consomem mais IO

Saiba como descobrir quais bancos de dados que consomem mais IO no SQL Server

Saber quais bancos de dados que consomem mais IO no SQL Server é importante para verificar qualquer problema de performance no SQL Server. Você vai diretamente de encontro aos bancos de dados que estão consumindo mais recursos.

Normalmente o banco de dados mais utilizado em uma instância do SQL Server é o tempdb, devido sua grande utilidade, afinal não se usa tempdb apenas quando estamos criando tabelas temporárias certo?

Normalmente o SQL usa a base de dados tempdb para fazer longas ordenações, o que é péssimo para a performance, manutenções de índices e diversas outras coisas. Ou seja, a tempdb é um dos bancos de dados com maior requisição de IO.

Certamente o que vai importar a você é o próximo banco de dados dessa lista que retorna no script abaixo. Então vamos lá, sem voltas e enrrolações abaixo está o script que certamente lhe interessa:

 
WITH EstatisticasIO_DB 
AS (SELECT DB_NAME(database_id) AS [Banco de Dados], 
CAST(SUM(num_of_bytes_read + num_of_bytes_written) / 1048576 AS DECIMAL(12, 2)) AS io_mb 
FROM sys.dm_io_virtual_file_stats(NULL, NULL) AS [DM_IO_STATS] 
GROUP BY database_id) 
SELECT ROW_NUMBER() OVER (ORDER BY io_mb DESC) AS [I/O Rank], 
[Banco de Dados], 
io_mb AS [Total I/O (MB)], 
CAST(io_mb / SUM(io_mb) OVER () * 100.0 AS DECIMAL(5, 2)) AS [I/O Porcentagem] 
FROM EstatisticasIO_DB 
ORDER BY [I/O Rank] 
OPTION (RECOMPILE);  

Eu estou trabalhando em um projeto onde estamos coletando essas informações que consideramos interessantes e estamos colocando em um dashboard do Power BI, quando estiver pronto eu mostro a vocês.

Um grande abraço a todos!

Bancos de dados que consomem mais IO – WM7 Consultoria SQL Server
The following two tabs change content below.

Wesley Mota

DBA SQL Server
Profissional graduado em Banco de Dados e Sistemas de Informação com mais de 7 anos de experiência em empresas de software. Certificado MCSA Microsoft SQL Server possui intensa vivência em administração de banco de dados, Tunning, Performance SQL Server, levantamento de melhorias e monitoramento de banco de dados e servidores SQL Server. Consultoria SQL Server em diversos clientes no Brasil e ao redor do mundo. Escritor no blog dbasqlserverbr.com.br/blog. Onde compartilha conhecimento, experiências e dicas de performance para DBAs SQL Server. Conhecimentos em Oracle e ambientes de alta disponibilidade. Desenvolvimento de softwares web e mobile.Gerenciamento de equipe e projetos.
Classificado como: